Comecei essa brincadeirinha há uns 6 meses e parece que não tem fim… é eterna. Tem muito para descobrir, esse é apenas o começo.
Chamo de “Fissuras superficiais”, pois são rachaduras criadas propositalmente na superficie da argila. Muito instigante, pois você quer ver o limite que a argila suporta.
Foi pesquisando no site http://ceramicartsdaily.org/ que achei esse trabalho de textura. Os ceramistas Don Ellis e Brodnax Randy são fantásticos, me identifiquei muito com o resultado final da técnica, parecendo uma peça antiga.
No link http://ceramicartsdaily.org/pottery-making-techniques/ceramic-decorating-techniques/pottery-decorating-video-what-a-stretch-how-to-use-sodium-silicate-to-create-crackled-texture-on-pottery-surfaces/ você encontra o vídeo de demonstração dessa técnica.
Tanto pode se usar engobe com silicato de sódio para contrastar as fendas com a cor da argila, como também usar só silicato de sódio para abrir as fendas e depois da queima de biscoito usar óxido para preencher os vãos da fenda.
Experimentos não cessam por aí, como sempre com o erro você descobre novas possibilidades e aprende mais uma lição para o seu dia de atelier.
Em seguida verá um pouquinho dessas experiências. As peças foram queimadas em 1260ºC em forno à gás. A maioria das peças são feitas no torno elétrico e uma com a técnica pinch. Peças em argila Shiro, Rosa 30%, Porcelana, Branca misturada com filito grosso. Uso de engobe preto, branco, óxido de ferro, esmaltes.
Clique em cada foto para ampliar e ver melhor o resultado.
É muito interessante, vc começa e nao querer para mais, chegar no limite da argila… É uma curtição… e vc como ta por ai??? qdo pisa em “terras brasilis”” bjs
To curtindo…. ou seja estava curtindo… com os outros trabalhos, tive que dar uma pausa, mas to morrendo de vontade de voltar a pesquisa. Aquele site é demais. Não dou conta de tanta informação.
Adorei este trabalho, este site que vc citou sempre tem dicas muitos legais,bjs
ei Ale,
muito legal esta testura. adorei!!! bjao, manu