Oficina de cerâmica presencial

o atelier voltou para a oficina presencial, mas mantenho a online que foi adaptada para a forma remota, via zoom, mais infos no link. https://www.aleceramica.com.br/oficina-experimental-de-ceramica-online

Oficina cerâmica presencial – Experimentando: da modelagem em argila a cerâmica

oficina experimentação

 A oficina tem a proposta de introduzir as pessoas que nunca tiveram contato com argila a experimentarem. Nessas 3 horas, teremos um pouquinho de teoria, parte prática ( sensibilização, técnica pinch e pintura com engobe), e as fases do processo cerâmico – “da modelagem em argila até a cerâmica vitrificada”.

O intuito dessa oficina é uma “pincelada” mostrando ao participante o processo do “fazer cerâmico”

  • conhecendo a argila (sensibilização tátil);
  • modelagem de uma peça (técnica pinch pot);
  • preparação da tinta a partir de outra argila (engobe);
  • uso de técnica máscara engobe (técnica decoração);
  • bate papo sobre diferentes técnicas; queimas; tipos de cerâmicas; de temperaturas;
  • transformação da argila em cerâmica (conhecer: forno 1a. queima (biscoito), forno de alta temperatura – 2ª queima); vidrados/ como será esmaltada a peça;

A técnica pinch, tebineri ou pinçar que será trabalhada na oficina de cerâmica, é uma das formas mais tátil de fazer peças de cerâmica desde os tempos antigos até o momento. Utilizada para fazer peças utilitárias, decorativas, escultóricas em diferentes culturas e tempos. É a forma mais direta das  pessoas  interagirem com o barro.

“Eu pinço, e o barro responde, eu aperto e novamente o barro  responde”.

Nessa técnica aprendemos que o simples ato de apertar, descobrimos uma quantidade enorme de experiências tátil de modificar a forma do barro. Podemos desenvolver uma consciência cinética da forma e da espessura das paredes e da base,  desenvolvemos ao longo do tempo  nossa capacidade de trabalhar com o tato , em vez de somente usar a visão.

Acredito que é a técnica mais didática e perceptiva de introduzir uma pessoa na cerâmica, sendo que as mãos, dedos, controle da força e da pressão são as suas ferramentas. Através deste processo, depois de um tempo,  o que mais  facilmente aprendemos é confiar em nossos dedos para nos dizer informações sobre o barro.

As peças modeladas na oficina serão queimadas biscoito e alta temperatura

algumas fotos das oficinas anteriores

https://www.facebook.com/events/619386358239712/?active_tab=discussion

https://www.facebook.com/aleceramica/photos/pcb.415038858859378/1414883298562972/?type=3&theater

Informaações por email para contatos@aleceramica.com.br com o nome e contato telefônico (operadora)