Veja no final do post o vídeo da aula experimental!
- O que é a aula de cerâmica experimental?
A aula de cerâmica experimental tem o intuito de ser uma “iniciação” para pessoas que nunca tiveram contato com a argila, mostrando ao participante o processo do “fazer cerâmico”;
Grupo: 6 pessoas no máximo, encontro de três horas. Valor: 250,00 – 1/2 valor inscrição e 1/2 dia da oficina, material incluso ( argila, engobes, esmalte e queimas)
Após o pagamento da primeira parte, se houver desistência comunicada 7 dias antes da oficina, devolução total, até 3 dias antes 50% do valor da oficina. Caso passe esse periodo, não haverá devolução do pagamento (caso queira passar para algum amigo, será possivel, mas avisado com antecedência).
- Na aula terá experimetação no torno elétrico?
Não, será modelagem manual exclusivamente, modelagem de torno elétrico não faz parte dessa oficina.
- Pra quem é essa aula?
É destinado para quem nunca colocou a mão na argila, quer fazer cerâmica mas não tem ideia de como é o processo, o tempo e etc. A partir dessa oficina de cerâmica o participante terá uma noção do mundo da cerâmica.
- Como será essa aula?
Ela será realizada em três horas com parte teórica e prática
#conhecendo a argila (sensibilização tátil);
#modelagem de uma peça (técnica pinch pot);
#preparação da tinta a partir de outra argila (engobe);
#uso de técnica máscara engobe (técnica decoração);
#bate papo sobre diferentes técnicas; queimas; tipos de cerâmicas; de temperaturas;
#transformação da argila em cerâmica (conhecer: forno 1a. queima (biscoito), forno de alta temperatura – 2ª queima); vidrados/ como será esmaltada a peça;
- Qual técnica será apresentada?
A técnica pinch, tebineri ou pinçar que será trabalhada na oficina de cerâmica, é uma das formas mais simples de fazer peças de cerâmica desde os tempos antigos até o momento. Utilizada para fazer peças utilitárias, decorativas, escultóricas em diferentes culturas e tempos. É a forma mais direta das pessoas interagirem com o barro.
“Eu pinço, e o barro responde, eu aperto e novamente o barro responde”.
Nessa técnica aprendemos que o simples ato de apertar, descobrimos uma quantidade enorme de experiências tatéis de modificar a forma do barro. Podemos desenvolver uma consciência cinética da forma e da espessura das paredes e da base, desenvolvemos ao longo do tempo nossa capacidade de trabalhar com o tato , em vez de somente usar a visão.
Acredito que é a técnica mais tátil e perceptiva de introduzir uma pessoa na cerâmica, sendo que as mãos, dedos, controle da força e da pressão são as suas ferramentas. Através deste processo, depois de um tempo, o que mais facilmente aprendemos é confiar em nossos dedos para nos dizer informações sobre o barro.
- Poderei levar as duas peças modeladas no mesmo dia?
Os dois experimentos ( peça modelada na técnica do pinch e o objeto modelado na sensibilização) ficaram no atelier para secar, primeira e segunda queima ( esmaltação). Serão entregues após um mês.
Sobre a aula, gosto de frisar que eh uma oficina experimental, para um primeiro contato de 3 horas (60% teórico e 40% prática), diferente de um curso regular.
no link você terá mais detalhes da oficina e informações https://www.aleceramica.com.br/oficina-de-ceramica/ aproveita conheça mais o trabalho que desenvolvo no atelier desde 1998 navegando no site
e também no https://www.instagram.com/aleceramica/ material mais recente.
Tendo interesse preencha a ficha no link abaixo, em breve entrarei em contato https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeypt2ytPXZPDyO2b7nNqKIVrH2vcDu6EQ4nhY-E8KdR_xcMg/viewform
Ateliê de Cerâmica Alessandra Dantas e Fábio Sakoda – Butantã – próximo Praça Elis Regina – São Paulo